segunda-feira, 12 de maio de 2014

GESTÃO AMBIENTAL

Olá Pessoal

Voltei a estudar, recentemente iniciei uma Pós Graduação em Gestão Ambiental, pela Universidade Estácio de Sá - EAD, é muito bom poder continuar se atualizando nos estudos. Pretendo para os próximos anos, além da Agronomia, me aprofundar mais na área de Meio Ambiente, Gestão Ambiental e Perícia Ambiental.
O mundo está mudando rapidamente e o conceito de Sustentabilidade está sendo cada vez mais utilizado.
As Empresas que quiserem continuar "vivas" no mercado, terão que dar uma maior atenção a questão do Meio Ambiente. A fiscalização será cada vez maior e mais rígida, a preocupação por parte dos governantes é sabida, pois a cobrança da população será cada vez maior.
Hoje em dia já é muito comum uma Ação Pública contra determinada Prefeitura ou órgão público, movida pela população em favorecimento de uma comunidade, que se sinta prejudicada por algum tipo de ação desastrosa do poder público. Com o crescimento populacional e o desrespeito as regras do Meio Ambiente, o uso racional das fontes não renováveis, teremos sempre conflitos de interesses e resultados calamitosos, vejam exemplo do reservatório dágua da Cantareira, temos hoje apenas míseros 8,6 % de sua capacidade aquífera, nesse rítmo, não teremos captação de água para o próximo mês (leia-se: mês da Copa). Há, mas a culpa é de "São Pedro" que não faz chover...ou será que a culpa é nossa mesma, nosso desperdício diário de um bem tão valioso. Há, mas agora temos estádios de futebol novos para jogar...o que são míseros R$ 12 bilhões gastos nas obras...mas água que é bom...nada. Por essas e outras que irei investir um pouco mais do meu precioso tempo na questão Ambiental, com foco na Perícia Ambiental. Tenho acompanhado alguns processos de Crimes Ambientais e é triste de ver que, apesar de termos a Lei Ambiental nº 9605/98 e outras mais sobre o assunto e também o Art. 225 da Constituição Brasileira / 88, muitos processos se arrastão nas esferas judiciais e o causador do Dano Ambiental acaba ficando impune.
Abraços... 

Nenhum comentário: