sábado, 21 de abril de 2012

Educação Ambiental - PARAISÓPOLIS

Olá
Outro projeto que participo toda semana, as terças e quintas feiras, na comunidade Paraisópolis, zona sul de São Paulo, junto com os alunos da 4ª, 5ª 6ª e 7ª séries da EMEF Dom Veremundo Toth.
Plantando Paraíso Verde II trás o resgate de uma cidadania, a educação ambiental com temas atuais e práticas conservacionistas de meio ambiente, jardinagem e horticultura.
Os alunos são divididos em 06 turmas, cada qual com um tema de trabalho, que são: Compostagem, Jardinagem, Horticultura, Plantas Medicinais, Plantas Aromáticas e Herbário.
A proposta é que as crianças tenham atividades extras classe, tenham contato com a natureza e mudanças saudáveis de hábitos alimentares, saúde e convívio social. Temos tbm a Gincana Ecológica, onde toda escola participa de uma grande coleta seletiva, onde os produtos trazidos pelos alunos são pontuados e a sala que tiver mais pontos no término do projeto, previsto para dia 28 de junho, ganhará uma excursão, ou seja, um passeio ecológico. Isso está motivando todos a participarem e todo material arrecadado será doado a uma cooperativa de reciclagem de Paraisópolis - Reciclando Sonhos. Foi uma maneira simples que encontrei, relembrando meus tempos de Colégio Filomena, dos alunos entenderem na prática o que é uma coleta seletiva e porque devemos cuidar do meio ambiente. Vejam, na Horta escolar e no plantio das espécies aromáticas e medicinais, iremos adotar o plantio em pneus velhos, sim aqueles que são jogados fora, agora terão sua utilidade. No Herbário, as crianças da 7ª série irão catalogar todas as espécies arbóreas existentes na escola, quantas são, tamanho, florada, frutíferas ou não e todas árvores ganharão uma placa de identificação da espécie. É uma maneira simples deles conhecerem sua escola e as coisas boas dela tbm.
Conto com a colaboração do PAVS - Hospital Alberto Eisten, EMEF Dom Veremundo Toth, UBS Paraisópolis, Secretaria Verde e Meio Ambiente - DGD Sul, Secretaria da Educação, Secretaria do Abastecimento - PROAURP e Secretaria da Saúde. Todos enganjados no sucesso deste projeto.
abraços...

                                                                                                                                                                            


Nenhum comentário: