sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Entrevista ao Jornal O Estado S. Paulo

» Saiu na Imprensa » Notícia

13.10.2010 | 07:31

O Estado de S. Paulo - SP

Clipping

Cinco perguntas para

Wagner Novais

Ana Bizzotto

Engenheiro agrônomo e coordenador técnico do projeto Fábrica Verde

1. O que é o projeto Fábrica Verde?

É um curso de jardinagem promovido pela Secretaria Municipal do Trabalho, com noções de paisagismo e empreendedorismo. São 60 alunos, com bolsa mensal de R$ 357. A ideia é dar capacitação técnica e promover geração de renda para essas pessoas, que precisam de uma oportunidade.

2. Como está o mercado de jardinagem?

Há uma carência de mão de obra qualificada, de jardineiros treinados em São Paulo. Todo mês há cerca de 40 vagas disponíveis que não são preenchidas.

3. O jardim vertical é uma tendência nos espaços urbanos? Ainda há poucos jardins verticais, mas o mercado é crescente. Para instalá-los é preciso escolher as espécies ornamentais, o substrato e o sistema de irrigação mais adequados de acordo com as condições climáticas e o espaço.

4. E os tetos verdes?

A cidade tem menos de 1% de tetos verdes em relação à área cinza. Mas é tendência e há mercado para isso. Além do convívio com a natureza, ele melhora a sensação térmica, diminui até 12°C a temperatura interna do ambiente.

5.O que sugere para montar um jardim?

Use plantas de forração ou folhagens. Elas resistem mais tempo que as flores. E dê sempre preferência para as plantas e árvores nativas.

Nenhum comentário: