Dando continuidade ao meu trabalho de Consultoria Agronômica e Ambiental, vejo com satisfação e bons olhos essa nova Lei municipal 17.267 de 13 de Janeiro de 2020.
Na autoridade de Prefeito o sr. Bruno Covas assinou essa Lei que dará mais flexibilidade a esse assunto tão delicado, que é a conservação das árvores em nosso município. Essa Lei já vinha sendo rascunhada pelo antigo prefeito sr. João Doria, onde o mesmo queria que a população ajudasse a zelar pelas árvores e que arcasse com os custos na manutenção das mesmas.
Com essa Lei 17.267 a prefeitura passa a dar autoridade também aos colegas Agrônomos, Biólogos e Florestais e os autoriza a emitir laudos técnicos sobre os procedimentos da manutenção das árvores e os responsabiliza pelos seus atos, sendo assim, a prefeitura divide a responsabilidade com a população e seus respectivos engenheiros contratados, dizendo claramente aos seus munícipes
"Toma que o filho é teu também, se vira"
No artigo 1º do parágrafo 2º diz que o responsável pela unidade administrativa regional (SubPrefeito), poderá delegar ao Engº Agrônomo, Biólogo ou Engº Florestal a competência para autorizar a supressão de vegetação de porte arbóreo situada em logradouros públicos ou em áreas particulares.
Pois bem, todo cuidado é pouco...muita calma nessas horas.
Não devemos sair empolgados e assinar laudos errôneos, apenas por interesse financeiro. Devemos respeitar a mãe natureza e valer nosso juramento na colação de grau acadêmico, zelar pelo profissionalismo da categoria.
Confesso que, preocupado, em saber da hipótese que qualquer colega recém formado, desempregado, desesperado...aceitar qualquer valor para assinar uma supressão de árvore, mal sabendo o que é uma árvores ou um pé de mato. Temos que ser criterioso, justo e honesto conosco mesmo, com a nossa consciência e empenho profissional. O Laudo técnico tem que ser um memorial descritivo da atual situação em que se encontra o vegetal e quais suas consequências em não fazer o manejo, podendo causar riscos a bens materiais ou à população ao seu redor. E toda supressão tem que vir acompanhada de novos plantios, no mínimo 3 x 1, temos a obrigação de cuidar do nosso meio ambiente e mantê-lo saudável. Não seremos pagos para cortar / matar uma árvore, seremos pagos para resolver um problema da melhor forma técnica possível...pensem nisso colegas...
Abraços a todos e que Deus proteja nossas árvores...