quarta-feira, 28 de março de 2012

Projeto FRUTOS DA TERRA

Olá
Mais um belo trabalho de pessoas sérias e competentes, voltadas a produção através da agricultura orgânica, jardinagem e empreendedorismo. Projeto este coordenado pela equipe do CONPARES / SMPP / PMSP.
As aulas teóricas e práticas são realizadas nas estufas Lucy Montouro, outra grande pessoa que idealisou o projeto para agricultura familiar, orgânica, nutrição alimentar e geração de renda.
Atualmente existem 09 estufas deste projeto na cidade de São Paulo ( Casa Verde, Taipas, Cambuci, São Miguel, Vila Prudente, Capela do Socorro, Parelheiros, Mooca e Prates ), os cursos são gratuítos e de 03 meses duração, as 2ª, 4ª e 6ª feiras, duas horas por dia e todos os alunos recebem material didático.
Aprender a lidar com a terra, alimentos saudáveis e geração de renda, esse tripé faz sucesso neste belo projeto.
Aos interessados, as inscrições estão abertas e as aulas iniciam-se dia 09/04.
Maiores informações PMSP / SMPP / CONPARES: Tel. (11) 3106-0507
 

quinta-feira, 8 de março de 2012

HORTICULTURA - EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Olá
O projeto de Horta em escolas tem sido cada vez mais solicitado pelos educadores e diretores, pois ajudam a preparar nossas crianças a uma identificação visual das hortaliças e fontes de vitaminas, além dos hábitos saudáveis de lidar com a natureza.
No projeto CECA - Embu das Artes, trabalho com um grupo de crianças, que dentro de suas limitações, participam desse processo de aprendizagem ambiental. Conversamos sobre a importância dos alimentos e de como eles são cultivados. As crianças ajudam nas tarefas diárias da horta.
Ontem foi mais um dia alegre com elas, fizemos mais uma colheita de produtos da horta / CECA, Couve, rabanete, almeirão e alface. Tudo foi colhido por elas e levado à cozinha para preparo e servido na hora do almoço. Foi simples, mas gratificante...
Parabens aos funcionários pela dedicação com essas crianças e aos diretores do estabelecimento por acreditarem no meu trabalho educacional.

Abraços...
                                                                                  Adriano, Jonas, Jociano e Mateus / CECA
 

 Mateus / CECA
Wagner Novais

sexta-feira, 2 de março de 2012

JARDINAGEM & PAISAGISMO - GERAÇÃO DE RENDA

Olá Amigos

Devido minha última experiência como coordenador técnico em projetos de capacitação de mão de obra, pelo IBEC, fico feliz em saber, dos quase 700 alunos que passaram pela minha coordenação, muito deles já estão no mercado de trabalho, fazendo geração de renda através do aprendizado.
Pensando nisso e dando continuidade ao trabalho, estou escrevendo novas apostilas sobre diversos temas ligados ao Meio ambiente e tão logo fiquem prontas, me comprometo a disponibiliza-las gratuitamente a todos os interessados, pois só o conhecimento é algo que ninguém nos rouba.
E para as Prefeituras interessadas em geração de renda aos seus munícipes, temos cursos teóricos e práticos de curta duração.

abraços...

Wagner Novais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - CECA

Olá Amigos

Dando continuidade ao Projeto de Educação ambiental na CECA - Embu das Artes, temos cerca de 15 crianças pré adolecentes que participam das atividades de horticultura e jardinagem , nas dependências internas do CECA. Cada criança tem sua estória triste de vida, problemas familiares, mas elas são muito bem acolhidas pelo pessoal da CECA, tendo todo acompanhamento psico-pedagógico, alimentação e muita diversão.
Eu trabalho com elas em atividades extra curriculares, ou seja, horticultura, desde o preparo dos canteiros, a compostagem, sementeiras, plantio, transplante, raleação e novas mudas de hortaliças.
Na próxima semana iremos colher os primeiros frutos desse trabalho, em parceria com Tia da Cozinha, as crianças irão colher as hortaliças, lavar e depois comer os frutos da terra, plantados por elas mesmas.
Parece pouco, coisa simples até, mas para elas é a oportunidade de participar e avançar nos conhecimentos básicos da vida e na produção de alimentos.
A produção de uma horta pedagógica é totalmente diferente de uma horta comercial, pois aqui não se visa o lucro financeiro e sim a satisfação pessoal e social dessas crianças.

Um grande abraço ao pessoal da CECA - Embu das Artes

Wagner Novais