sábado, 30 de outubro de 2010

3º Curso Imersão Paisagismo - Raul Cânovas


Olá

Aconteceu ontem, dia 29, no Shoping Bourbon - Barra Funda, o 3º Curso de Imersão em Paisagismo, ministrado pelo grande mestre paisagista Raul Cânovas, o qual ofereceu oportunidade aos alunos do Projeto Fábrica Verde de participarem com desconto de 50 % na taxa de inscrição.

Estiveram presentes no evento:

Wagner Novais - Engº Agrº do Projeto Fábrica Verde
Abgail; Alex; Rosa; Sergio; Cícero - Alunos PFV / UNASP

Com um público seleto de 54 pessoas, na maioria paisagistas, Raul Cânovas falou sobre os principais cuidados na elaboração, implantação e manutenção de um projeto paisagístico. Ofereceu aos convidados várias "dicas" e "macetes" profissionais.

Nossos alunos se encantaram com sua simplicidade e formação cultural, no final receberam apostila e certificados de participação, além é claro, de uma valiosa experiência.
Agradecemos ao Raul e sua equipe de apoio, pela oportunidade de participarmos desse momento.
Abraços...

PFV - Palestra SP Confia e M.E.I.


Olá

Aconteceu nesta última quarta feira, dia 27, uma palestra esclarecedora com os colegas da SEMDET, abordando a legislação do programa Micro Empreendedor Individual e as formalidades do SP Confia aos nossos beneficiários do Projeto Fábrica Verde.

Estiveram presentes os colegas:

Silvio Freitas - Coodenador Projeto Fábrica Verde
Wagner Novais - Engº Agrº Responsável Técnico Projeto Fábrica Verde
Dr. Péricles - Advogado SEMDET / Empreendedorismo
Juliane - Secretária Profº Hugo Duarte
Regina Ferrari - Assessora Projetos SP Confia / M.E.I.
Viviane Medeiros - Supervisora SP Confia
João e Wagner - Agentes de Crédito SP Confia

Compareceram cerca de 50 alunos beneficiários do PFV / UNASP e puderam fazer perguntas aos palestrantes, esclarecendo assim eventuais dúvidas sobre os dois programas.

Temos algumas pessoas interessadas na formalização do seu empreendimento e também interessadas numa linha de microcrédito para iniciar seus respectivos negócios.

O que esses beneficiários esperam agora é a definição de uma data próxima para que eles possam receber o microcrédito e iniciarem suas atividades. Abraços...

terça-feira, 26 de outubro de 2010

FÁBRICA VERDE NO CEAGESP


Olá

Hoje os alunos do PFV / UNASP 02 ( Vespertino ) estiveram visitando os permissionários do Ceagesp aqui em São Paulo, graças a colaboração da Empresa Ônibus Transkuba que nos cedeu o coletivo para transporte dos mesmos.

Foi muito importante mais essa etapa da capacitação do Projeto Fábrica Verde, alguns dos alunos nunca tinham ido ao Ceagesp e ficaram encantados com a diversidade da nossa Flora Ornamental.

Para ser um jardineiro profissional não existe a possibilidade de não conhecer o Ceagesp, um lugar muito agitado, como determina a correria de uma grande cidade, mas muito agradável, com pessoas simples e sempre dispostas a repassar seus conhecimentos botânicos.

Convido a todos a visitarem o Ceagesp, as terças e sextas feiras, apartir das 3 hs até as 10 hs.

Abraços...

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Entrevista ao Jornal O Estado S. Paulo

» Saiu na Imprensa » Notícia

13.10.2010 | 07:31

O Estado de S. Paulo - SP

Clipping

Cinco perguntas para

Wagner Novais

Ana Bizzotto

Engenheiro agrônomo e coordenador técnico do projeto Fábrica Verde

1. O que é o projeto Fábrica Verde?

É um curso de jardinagem promovido pela Secretaria Municipal do Trabalho, com noções de paisagismo e empreendedorismo. São 60 alunos, com bolsa mensal de R$ 357. A ideia é dar capacitação técnica e promover geração de renda para essas pessoas, que precisam de uma oportunidade.

2. Como está o mercado de jardinagem?

Há uma carência de mão de obra qualificada, de jardineiros treinados em São Paulo. Todo mês há cerca de 40 vagas disponíveis que não são preenchidas.

3. O jardim vertical é uma tendência nos espaços urbanos? Ainda há poucos jardins verticais, mas o mercado é crescente. Para instalá-los é preciso escolher as espécies ornamentais, o substrato e o sistema de irrigação mais adequados de acordo com as condições climáticas e o espaço.

4. E os tetos verdes?

A cidade tem menos de 1% de tetos verdes em relação à área cinza. Mas é tendência e há mercado para isso. Além do convívio com a natureza, ele melhora a sensação térmica, diminui até 12°C a temperatura interna do ambiente.

5.O que sugere para montar um jardim?

Use plantas de forração ou folhagens. Elas resistem mais tempo que as flores. E dê sempre preferência para as plantas e árvores nativas.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Jardinagem & Paisagismo - PFV




Interessante pensarmos que um assunto aparentemente tão simples pode tornar-se a porta de entrada para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e sofisticado.
Para aqueles que se julgarem capaz de ser Paisagistas, após vários cursos, estágios, desafios e madrugadas no Ceagesp; poderão colher belos frutos de possíveis clientes, cada vez mais preocupados com o Meio Ambiente e o bem estar de sua família.
Para aqueles que preferem cuidar diretamente das diversas espécies de plantas ornametnais, após os devidos cursos teóricos e práticos, saberão que o mercado de trabalho está carente de bons profissionais e os Paisagistas estão a procura desses bons jardineiros.

Por isso, o projeto Fábrica Verde é diferente na sua maneira de expor os ensinamentos de um curso de jardinagem e noções de paisagismo, voltados ao empreendedorismo e ao cooperativismo. É gratificante poder participar de um processo onde a exclusão social fala mais alto, dando uma nova oportunidade a muitos jovens e uma "luz no fim do tunel" para aqueles outros com idade mais avançada e problemas de escolaridade.

Os alunos beneficiários desse projeto, além de receber uma bolsa auxílio de R$ 357,00 / mês, para 4 horas didáticas; recebem também a dignidade social e a esperança de um futuro melhor.

Abraços...

Visita Crianças Creche - PFV / UNASP


Olá...
Aconteceu nesta última terça feira, dia 19 a visita de 110 crianças de uma creche local, mantidas por uma ONG. Essas crianças em idades variadas puderam conhecer nossa estufa de plantas, a compostagem, o minhocário e plantaram um vasinho com espécie ornamental, a qual cada uma delas levaram de presente para cuidar em casa.
Foi um dia diferente e muito proveitoso. Todos nossos alunos do PFV / UNASP participaram com satisfação. Oferecemos um pouquinho de nós, para muito deles...

É isso, conhecimento deve ser adquirido e repassado sempre...

abraços...

terça-feira, 19 de outubro de 2010

JARDINAGEM - Perguntas & Respostas



Olá

Estamos iniciando uma nova fase do Projeto Fábrica Verde, após 02 anos de existência, agora na 5ª turma e com planos de abrirmos mais turmas em breve. Portanto, iremos aproveitar esse cantinho da net e abrir espaço para responder dúvidas dos amigos (as) do Fábrica Verde.

Perguntem o que quiserem sobre Jardinagem e Paisagismo, que eu e minha equipe de estagiários responderemos com satisfação.

Enviem suas dúvidas para e-mail: w.novais@agronomo.eng.br

abraços...

Fábrica Verde UNASP



Olá

Iniciamos em 10 Maio uma nova turma do Projeto Fábrica Verde, agora na zona Sul de São Paulo, UNASP e em 10 Agosto uma segunda turma na mesma UNASP, assim estamos atendendo cerca de 80 alunos iniciado na capacitação de jardinagem.

Esses alunos já estão em atividades de Empreendedorismo e no dia 30 Agosto realizaram a 1ª Feirinha de Plantas Ornamentais. Já fizeram um trabalho de jardinagem em um condomínio residencial aqui da região.

Recentemente, no dia 07 de Outubro realizamos o 1º Seminário de Teto Verde e Jardins Verticais.

E na data de hoje, recebemos cerca de 110 crianças de uma Creche, mantida por uma ONG, aqui da região de Capão Redondo.

abraços...